Como emagreci quase 20 quilos em 10 meses

Em 25/09/2015 com 95,6 quilos e 1,74 cm e  IMC de 31,58 (obesidade) decidi mudar hábitos alimentares na expectativa de emagrecer.

Algumas premissas que defini nesta arrancada:

  • Cortar o consumo de refrigerantes e fast foods;
  • Estabelecer horários  regrados para as refeições;
  • Trocar arroz e massas pelos seus correspondentes integrais;

Rotina de Refeições

Café da manha:

Um copo de leite com achocolatado.

Lanche do meio da manhã:

Barra de cereal ou iogurte grego.

Almoço:

Preferência por carnes brancas com arroz integral e salada verde.

Café da tarde:

Barra de cereal ou iogurte grego.

Lanche das 18h:

Granola com Iogurte ou Leite desnatado com acholatado e frutas.

Jantar:

Suco de uva integral, bolachas integrais com peito de peru.

Rotina de atividades físicas

Academia de segunda à sexta por 1 hora com foco totalmente em exercícios aeróbicos: bicicleta, elíptico, abdominais, esteira.  Caminhada de uma hora aos domingos (mais ou menos 5 km).

Após emagrecer 15 quilos iniciei a atividade de corrida de rua. Aos domingos durante a caminhada separei parte final do percurso para fazer correndo sem preocupação de velocidade e distância, ou seja, quando sentia fadiga voltava a caminhar. Nesta mesma época comecei com exercícios de musculação na academia. Lembre-se de investir num tênis adequado para caminhada ou corrida com sistema de amortecimento.

Depois de 2 meses fazendo a transição gradual da caminhada para corrida de acordo com a minha capacidade física passei a fazer estes mesmos 5 km correndo.

Planilha de acompanhamento de resultados

Organizei uma planilha no Google Docs onde registro uma vez por semana peso e diâmetro da barriga. Além disso, monitoro diariamente o peso para garantir que qualquer eventual deslize de alimentação possa ser percebido o mais rápido possível.

planilha-controle-peso

Registro das primeiras semanas do regime

Últimos dados coletados de peso e diâmetro da barriga.

Últimos dados coletados de peso e diâmetro da barriga.

Linha azul: Peso e linha vermelha: diâmetro da barriga.

Linha azul: Peso e linha vermelha: diâmetro da barriga.

Peso inicial: 95 kg
Peso final: 76,9 kg

Cintura inicial: 118 cm
Cintura final: 100 cm

Até a data de publicação deste post o emagrecimento foi de 18,7 quilos e a redução do diâmetro da barriga de: 18 cm.

A medição de peso e seu registro considero fundamentais para que a motivação se mantenha em alta e que possíveis deslizes sejam corrigidos no menor espaço de tempo possível.

Aprendizados:

01:

Durante o meu horário de trabalho entre manhã e tarde consumo um litro de chá quente ou frio com a seguinte composição: 1 sachê de chá verde, 1 sachê de chá preto, canela em pau,  cravo e raiz de gengibre.

02:

No início do processo reservava um dia do fim de semana para comer sem preocupações de escolha dos alimentos. Depois de algum tempo percebi que a melhor opção seria deixar esse dia em aberto para nas ocasiões de festas, jantares etc fora dos fins de semana não fossem prejudicados.

03:

Desde o início não coloquei metas audaciosas e sim o simples objetivo de eliminar um 1 quilo de cada vez. Com disciplina na alimentação e realização de atividades físicas regulares observei que em média diminui 1 quilo a cada três semanas. Segundo alguns textos é necessário permanecer pelo menos este tempo em determinado peso de modo o emagrecimento seja efetivo. Em alguns momentos o peso se manteve estagnado e até mesmo aumentou e  entendo que isso faz parte do processo como um todo. O importante é manter o foco e a disciplina que os resultados virão.

04:

No início do regime o shake da Herbalife foi muito útil para substituir a janta, pois realmente ele tira a sensação de fome e mata o apetite. No entanto, quando comprei o shake sabor doce de leite acabei tomando uma repugnância deste produto. Os sabores chocolate ou morango são agradáveis e não enjoativos. O problema dos produtos da Herbalife é que são muito caros e alguns vendedores são muito chatos forçando a venda casada com outros produtos.

05:

Procure sempre orientação de profissionais como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, personais para que um programa de emagrecimento seja moldado de acordo com as suas necessidades e objetivos. Respeite os seus limites!

Conclusão

A jornada de emagrecimento é um grande aprendizado onde  se coloca em prática a disciplina e  força de vontade. A recompensa vem a cada quilo eliminado. Após 8 meses meu grande prêmio foi descobrir o prazer de correr na rua, algo tão improvável há 1 ano atrás que seria loucura de minha parte imaginar hoje estar correndo entre 5 km e 10 km de uma só vez.

 






Comments

Comentários